domingo, 29 de junho de 2008

Cuide-se todos os dias!

Alguns cuidados diários são indispensáveis para a manutenção de um cabelo saudável. Fatores externos (sol, vento, água da praia, cloro da piscina, ar condicionado), processos mecânicos (uso de secador de cabelo, prancha), e até mesmo as sucessivas lavagens, agridem diariamente os fios, podendo torná-los frágeis, opacos e quebradiços. De nada adiantam hidratações e reconstruções semanais se cuidados diários não forem adotados. Confira algumas dicas para manter os cabelos fortes e saudáveis por mais tempo:

- Para manter os fios saudáveis todos os dias, não abra mão de um leave-in com filtro solar, para evitar os danos causados pela exposição ao sol. Na praia ou piscina, os cuidados devem ser redobrados. O leave-in deve ser reaplicado preferencialmente a cada mergulho.

- Evite o uso excessivo do secador, pois o calor provoca perda de água e nutrientes dos fios. Se for mesmo preciso usar o secador com freqüência, procure utilizá-lo na temperatura fria. O uso da prancha é ainda menos recomendado, e seu uso deve ser sempre precedido da aplicação de um bom protetor térmico, para não causar ressecamento e quebra dos fios.

- Evite lavar os cabelos com água quente. Em altas temperaturas, a água abre as cutículas dos fios e os nutrientes irão pelo ralo, literalmente. A temperatura ideal para lavagem dos fios é morna ou, preferencialmente, fria. O último enxágüe com água fria é ótimo para dar brilho aos cabelos.

- O cabelo também deve ser tratado de dentro para fora. Uma boa alimentação, em horários regulares, garante o crescimento saudável dos cabelos. Alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe e ovos, e que contenham vitaminas do complexo B, como cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos, ajudam a nutrir o couro cabeludo.

2 comentários:

Dêzinha disse...

O blog está ótimo, Má! Parabéns!!! õ/*

=**

Unknown disse...

Humm...seguir uma dieta é meio difícil, seguir uma dieta para o cabelo então...rsrs.