domingo, 29 de junho de 2008

Reconstrução: o segredo para cabelos saudáveis


Muitas pessoas acreditam que uma boa hidratação semanal ou quinzenal é tudo de que os cabelos necessitam para que se mantenham saudáveis e bonitos. Mas fatores externos, como a exposição ao sol, ao vento, ao mar e ao cloro da piscina, processos mecânicos como o uso do secador e da prancha, ou mesmo as sucessivas lavagens, vão fazendo os fios perderem importantes proteínas e aminoácidos e se tornarem fracos e quebradiços.

A reconstrução capilar tem a função de repor esses componentes da estrutura capilar e preencher as “partes vazias” dos fios, tornando-os resistentes e saudáveis. A seguir, algumas observações importantes sobre o processo de reconstrução capilar:

- A reconstrução deve sempre ser intercalada com hidratações semanais ou quinzenais, para dar maciez aos fios. É importante lembrar que a reconstrução repõe a massa capilar, e a hidratação age na reposição de água, portanto os dois processos se completam. Para cabelos cacheados ou crespos, vale hidratar até duas vezes por semana. Cabelos muito secos podem requerer duas hidratações no intervalo entre uma reconstrução e outra. O ideal é testar, até descobrir com que freqüência suas madeixas necessitam de hidratação e reconstrução.

- A freqüência da reconstrução depende do estado dos fios e dos processos aos quais são submetidos. Para quem usa secador com freqüência, tem cabelos quimicamente processados, ou caso os fios estejam quebradiços ou frágeis, é adequado que se faça semanalmente; para tratar cabelos expostos ao sol, ao vento e ao ar condicionado, pode-se reconstruir a cada 10 ou 15 dias. À medida que sentir melhoras na estrutura dos fios, pode-se diminuir a freqüência, para não saturar os fios.

- É comum ter a sensação de cabelos “pesados” ou ásperos logo após a reconstrução. Isso é normal, pois o processo preenche falhas do fio de cabelo, o que o torna um pouco mais pesado. Caso ache necessário, utilize um leave-in (creme sem enxágüe) de ação hidratante após a reconstrução.

- Respeite o tempo de ação do produto, que é indicado na embalagem. Deixar o produto por mais tempo que o recomendado pode inchar a fibra capilar e tornar os fios excessivamente grossos e quebradiços, o que dará um resultado oposto ao esperado.

- Procure utilizar todos os produtos da mesma linha, pois juntos, eles realizam um verdadeiro mutirão para repor a massa capilar. O shampoo abre as cutículas dos cabelos e os prepara para receber a máscara. A máscara repõe as proteínas e aminoácidos, preenche as fissuras e sela os fios. O condicionador ajuda a manter o resultado da reconstrução por mais tempo.

- Produtos reconstrutores à base de queratina requerem atenção especial: depois que a queratina é completamente reposta, a continuidade do uso desta proteína causa saturação, o que pode provocar enrijecimento do fio. Quando notar que os fios já estão saudáveis, diminua a freqüência do uso do reconstrutor.

- A cauterização, técnica badalada nos salões até pouco tempo atrás, é a reposição de queratina e outras proteínas, utilizando-se fonte de calor (através do secador) e realinhamento dos fios (utilizando prancha ou piastra). Hoje, alguns profissionais defendem que a cauterização provoca excessiva perda de água e agride o fio pelo uso da prancha, e recomendam a queratinização, um processo semelhante e bem menos agressivo, pois se utiliza apenas da escovação com secador, ou do aquecimento a vapor. Há, ainda, bons produtos no mercado capazes de repor a queratina dos fios sem fonte de calor.

- Cuide-se todos os dias! É indispensável adotar alguns hábitos simples, para a manutenção de um cabelo saudável. De nada adiantam sessões semanais de reconstrução, se os fios forem agredidos diariamente.

Confira aqui algumas sugestões de produtos reconstrutores, pra todos os gostos e bolsos!

Fontes:

www.cabeloslindos.com.br

http://boasaude.uol.com.br

http://www.amend.com.br

http://www.jacquesjanine.com.br

http://www.cazzahair.com.br/

http://www.bioextratus.com.br




2 comentários:

Ivany_souzas disse...

Marcela, flor,
Adorei o texto!
Claro e rico em informações!

Bjs, linda!

Unknown disse...

adorei seu blog marcela
parabens!!
bjs